Cask Ale vs. Keg

 
Em sua turnê britânica o nosso intrépido repórter tinha em mente apenas beber Cask Ales mas, percorrendo os pubs londrinos percebeu que seria uma tolice não se aventurar em algumas Kegs. 

Mas afinal de contas, o que são Cask e Kegs?

As “Cask Ales”, também conhecidas como “Real Ales”, são as cervejas que sofrem uma segunda fermentação no barril. Os fabricantes das “Cask Ales” não interferem com a cerveja, não a filtram e nem pasteurizam. Tudo o que eles fazem é colocar a cerveja viva e fresca diretamente no barril, ainda inacabada, e deixar as leveduras realizarem o seu trabalho.  

As leveduras consomem os açúcares, transformando-os em álcool e criando uma carbonatação suave, mas também arredonda e traz maior profundidade ao sabor. 

As “Keg Beers”, em um passado recente, eram um sinônimo para cervejas inferiores servidas usando condicionamento a frio, tanques pressurizados, filtragem e o uso equivocado de dióxido de carbono. Eram intimamente ligadas a grandes conglomerados cervejeiros. 

Hoje, no entanto, não é este o caso. As “Keg Beers” deixaram para trás seu passado vergonhoso e descobriram uma vida nova, tornando-se parte integrante da próspera cena de cervejas artesanais no mundo. Qualidade e tecnologia trabalhando em favor dos consumidores.  

Os tradicionalistas ainda possuem preocupações com as “Keg Beers” e acreditam que seria um desastre se o lugar das “Cask Ales” fosse usurpado por seus colegas movidos a gás, mas, na terra da Rainha, as Casks e as Kegs prosperam muito bem, ombro a ombro, nos melhores pubs e bares do país. 

Digiqole ad

Marcelo Neves

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *