Molho Chimichurri

 Molho Chimichurri

Você sabe o que é o molho chimichurri?

É um molho feito com azeite, vinagre, ervas aromáticas, alho e pimenta, que acompanha de forma magnífica carnes grelhadas ou de acompanhamento para os preparos de um belo churrasco.

Há tantas receitas falando que são as melhores e as originais que é difícil, atualmente, afirmar que uma determinada é a mais próxima do original.

O que vale mencionar é que o molho fica muito melhor quando é feito com as ervas frescas e deixa-se pelo menos 72 horas descansando na geladeira (essa dica é o pitaco do nosso Intrépido Repórter). Mas você pode fazer com ervas secas e deixar marinando por umas duas horas, já terás um belo molho para acompanhar a carne de sua preferência.

Dicas

Se você gosta do intenso sabor do alho, use 4 dentes. Se preferir um sabor menos intenso, use apenas 2. Deixe apurar por uma hora e prove. Adicione mais se assim desejar.

Pimenta dedo de moça é opcional (por favor, não falem para o nosso Intrépido Repórter que postamos isso, ele ficará furibundo). Você pode usar duas inteiras, apenas uma ou mesmo nenhuma (mas não faça isso). Se não a achar pode substituí-la por pimenta calabresa.

Vinagre de vinho tinto é a pedida ideal! Nosso Intrépido Repórter gosta de usar suco de limão siciliano. Vinagre balsâmico e vinagre de vinho branco não caem muito bem.

O melhor de tudo é que o molho chimichurri é ajustado ao seu gosto. Adicione sal, pimenta do reino e pimenta dedo de moça a seu gosto. Essa é a receita do nosso Intrépido Repórter, aliás, uma delas. Ele tem sempre algumas na manga, mudando os insumos e acrescentado outros. Depende do humor dele no dia.

Ingredientes

● 6 dentes de alho bem picados (ajusta ao seu gosto)
● 25 g de cebola em flocos (encontra-se em supermercado)
● 1/2 maço de salsinha picada (somente as folhas)
● 1/2 maço de orégano fresco (somente as folhas, caso não ache, use 1 colher de sopa do desidratado)
● 1/2 maço de sálvia
● 1/3 maço de tomilho (somente as folhas)
● 1/3 maço de coentro picado (somente as folhas)
● 1/3 maço de manjericão
● 3 pimentas dedo de moça bem picadas e sem as sementes (se gostar de pimenta, como o nosso Intrépido Repórter, deixe as sementes, ficará bem forte. Se não achar, use 5 gramas de pimenta calabresa)
● 1 colher de sobremesa de páprica doce, picante e defumada (dica especial, é opcional mas dá um toque extra no molho)
● 300 ml de azeite extra virgem
● 150 ml de vinagre de vinho tinto ou o suco e as raspas de 5 limões sicilianos
● Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Misture bem todos os ingredientes e coloque em um recipiente fechado.

Coloque na geladeira por pelo menos 2 horas. O melhor é deixar marinar por pelo menos 72 horas antes do uso. O molho melhora com o passar do tempo.

Essa receita faz um molho mais espesso, caso prefira um molho mais líquido, aumente a quantidade de azeite, sempre respeitando a proporção de 2×1 entre azeite e vinagre.

Receita do nosso Intrépido Repórter Ogro Neves.

Siga a gente para mais receitas e novidades do mundo gastronômico e cervejeiro no Instagram @insidefoodbeer e inscreva-se em nosso canal do youtube.com/insidefoodbeer.

Digiqole ad

Marcelo Neves

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *