Full English Breakfast

“Quando você acorda de manhã, Pooh”, disse Piglet, “qual é a primeira coisa que você diz a si mesmo?” 

“O que há para o café da manhã?”, disse Pooh. 

‘Winnie the Pooh’, de A.A. Milne 

A tradição do café da manhã remonta à Idade Média. Neste período, geralmente havia apenas duas refeições por dia; café da manhã e jantar. O café da manhã era servido no meio ou no final da manhã, e geralmente consistia apenas em cerveja e pão, com talvez um pouco de queijo, carne fria ou “drippings (pedaços de gordura solidificado resultante do cozimento de carnes). 

Nos tempos georgiano e vitoriano, o café da manhã havia se tornado uma parte importante de festas sociais. Os nobres adoravam divertir-se generosamente e isso incluía o café da manhã.  A era vitoriana viu uma classe média rica começar a emergir na sociedade britânica, e esta desejava copiar os costumes da nobreza, incluindo a tradição do café da manhã inglês. 

Surpreendentemente, o café da manhã inglês também foi apreciado pelas classes trabalhadoras. O trabalho físico punitivo e as longas horas de trabalho nas fábricas da Revolução Industrial significavam que uma refeição substanciosa, logo pela manhã, era necessária. 

No atual mundo preocupado com a alimentação mais balanceada você pode pensar que o café da manhã inglês não é a maneira mais saudável de começar o dia, mas alguns especialistas afirmam que essa refeição aumenta o metabolismo e não é prejudicial, principalmente se a comida for grelhada em vez de frita. 

Talvez o café da manhã inglês permaneça tão popular, não apenas porque ser delicioso, mas simplesmente porque é apreciado há séculos por pessoas de todas as classes sociais. 

Digiqole ad

Marcelo Neves

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *