Padronização de Processos no Salão: Mudanças pós pandemia da Covid-19
Como os restaurantes deverão se preparar?
Saúde e higiene sempre foram temas importantes para os serviços de alimentação. Nesse
momento, mais do que nunca esse assunto tem vindo à tona.
Evitar Doenças Transmitidas por Alimentos e manter tudo higienizado sempre foram práticas
do dia- a- dia desses estabelecimentos. Mas hoje temos outras discussões como práticas entre
o serviço de alimentação e os seus clientes e entre os clientes – clientes.
Muitos desses assuntos estão sendo pensados mas o fato é: o Cliente mudará o seu perfil.
Provavelmente sendo mais rigoroso com relação a higiene, a procura de um cardápio
financeiramente viável etc.
O aumento da demanda pelo delivery já foi a primeira das mudanças, juntamente com a
compra com a retirada do produto (take-away) e o drive trhu . E todos estes continuarão.
Mas as mudanças não param por aí, os serviços de alimentação precisarão rever:
Alteração de layouts (Reorganizações de mesas, espaços mais arejados e ventilados)
Criação de serviços de reserva,
Mudanças de utensílios, talheres, utilização de guardanapos de papel
Maior Disponibilização de álcool 70%,
Treinamentos periódicos de processos com as equipes de salão e cozinha
Reforço da higienização de locais que ficam mais expostos ao toque das mãos, como
braços de cadeiras, maçanetas, telefones, mesas e bancadas;
Ajustes e trocas de cardápios:
o Revisão e criação de cardápios mais “enxutos”, priorizando alimentos locais e
de acordo com as novas negociações com os fornecedores
o Cardápios de fácil higienização (exemplo. Material plástico)
Orientação os consumidores a fazer o pagamento preferencialmente com cartões,
evitando a manipulação de notas e moedas.
Dentre outras mudanças, muitas delas obrigatórias e dependentes dos Estados e Municípios,
mas pensando sempre na higiene.
Essas e outras mudanças são relacionadas ao salão. E as mudanças dos processos na cozinha?
Esse será o nosso próximo assunto.