Onde usar as folhas de Louro?

 Onde usar as folhas de Louro?

A árvore do louro é nativa do Maediterrâneo Oriental, mas há muito tempo é cultivada na Europa e nas Américas. Para os gregos e romanos, ela simbolizava sabedoria e glória: Reis, poetas, campeões olímpicos e generais vitoriosos eram coroados com um arranjo feito com suas folhas lustrosas e duras.

Existe uma ampla variedade de louro mas apenas uma, a L.nobilis é usada na culinária. Tem aroma adocicado e balsâmico com notas de noz moscada e cânfora, além de uma adstringência refrescante. As folhas frescas são levemente amargas, mas o amargor desaparece se forem guardadas por um ou dois dias. As folhas totalmente secas tem um sabor forte e são melhores quando desidratadas há pouco tempo. Liberam seu sabor lentamente, sendo muito usadas em caldos, sopas, guisados, molhos, marinadas e conservas.

É sempre incluído no buquê garni e para temperar o molho bechamel, vai bem com feijão, lentilhas e tomates e, em especial, para o tempero do molho de tomate. Fica muito bom com carne bovina, castanhas, frango, frutas cítricas, peixe, carnes de caça, feijão branco, cordeiro, lentilha, arroz e tomate. Combina perfeitamente com pimenta da jamaica, alho, zimbro, manjerona, orégano, salsa, sálvia, segurelha e tomilho.

Curtiu? Siga a gente para mais curiosidades do mundo gastronômico e cervejeiro no Instagram: Inside Food & Beer e inscreva-se em nosso canal do youtube.com/insidefoodbeer.

Digiqole ad

Marcelo Neves

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *