Pecando e seguindo!!!

Não é de hoje que as pesquisas apontam o intestino como segundo cérebro e já comprovaram que a felicidade e a estabilidade emocional estão diretamente ligadas ao sistema gastrointestinal.


E não é para menos, já que este órgão tem como função a digestão, a absorção, a imunidade, a síntese de hormônios e neurotransmissores (como a acetilcolina e a serotonina), além da excreção.


Daí a grande certeza da importância das bactérias do bem que devem residir, sobreviver à acidez estomacal e povoar beneficamente o nosso intestino delgado. Construímos assim a possibilidade de desenvolver uma microbiota saudável com um ambiente acido diferente do alcalino, preferido pelas bactérias nocivas.


Desta forma, a única maneira de vencer nossos maus hábitos é equilibrando a nossa rotina com alimentos e posturas que evitem doenças físicas e mentais. Sem radicalismos, é claro, e visando sobreviver com alegria, neste mundo de tantas atrações irresistíveis, mas conscientes desta carcaça perecível que habitamos.


Bom, então já acordados que, de fato, parar de ingerir bebidas alcoólicas e outros delitos, não é negociável, devemos buscar nos probióticos e prebióticos a salvação para nossos pecados. Mas afinal, aonde encontramos esses santos probióticos que tanto podem fazer por nós?

Sempre em alimentos que mantêm micro-organismos vivos como os fermentados ou ainda em capsulas, tabletes ou comprimidos. Isso associado a prebióticos encontrados em alimentos comuns como alho, alho-poró, cebola, banana, cevada, centeio, mel, tomate entre muitos outros que fornecem fibras tão necessárias ao nosso corpo. Um ajuda o outro com efeito sinérgico. Mas fica a dica: os prebióticos também podem ser encontrados em formato de caixinhas, nas farmácias, caso você prefira passar longe dos benefícios da cozinha.


Espero que, com este pequeno texto, você não converta sua mente a dizer não a todos os seus inocentes pecados, mas que, pelo menos, você fique entre a cruz e a espada e contribua para a sua vida com longos e saudáveis anos.

Gisela Abrantes – Pesquisa e Inovação do Senac/RJ

0 Reviews

Write a Review

Digiqole ad

Marcelo Neves

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *