Cervejas Kostritzer, Pilsner Urquell, Anchor Porter, suas origens e aonde comprar!

 Cervejas Kostritzer, Pilsner Urquell, Anchor Porter, suas origens e aonde comprar!

Kostritzer

Fundada em 1543, a cervejaria Köstritzer é líder de mercado em Schwarzbiers na Alemanha.

A cervejaria está localizada a leste de Kulmbach, o local de nascimento da Schwarzbier, e está situada em Bad Köstritz, uma cidade no distrito de Greiz, na Turíngia, um estado no centro-leste da Alemanha, conhecido por suas vastas florestas pontuadas com picos de montanhas e vilas medievais.

Schwarzbiers, para que não esqueçamos, são cervejas de cor escura, limpas, mais semelhantes a uma leve lager do que a uma stout encorpada, provando que nem todas as cervejas de cor preta são experiências de degustação amargas e calóricas.

Elas têm uma longa história na Alemanha, afirmando alguns que datam da Idade da Pedra e daqueles celtas irritantes e ligeiramente loucos.

Um dos mais famosos apreciadores da Köstritzer Schwarzbier foi Johann Wolfgang von Goethe, que se, reza a lenda e conta a história, se alimentava apenas com a cerveja preta de Köstritz quando ele era incapaz de comer durante um período de doença.

A cerveja tem um sabor amargo com ervas agridoces. No nariz há um suave equilíbrio com um frescor elegante e intensamente aromático. Termina com delicadas notas amargas e uma doçura maltada no paladar.

Se você não tem o hábito de beber cervejas escuras, mas tem aquela curiosidade sobre elas, a Köstritzer Schwarzbier é uma ótima cerveja para o início de uma longa e prazerosa parceria com esses estilos.

Você pode comprar essa cerveja nos sites:

cervejabox.com.br
santaluzia.com.br
samsclub.com.br

Pilsner Urquell

A Pilsner Urquell surgiu em uma pequena cidade da Boêmia, no século 19, para se tornar o estilo de cerveja mais consumido e copiado do mundo.

A primeira Pilsner (Pilsen no Brasil) foi brassada em 1842 e era única! O seu brilho dourado e corpo leve foi um sucesso instantâneo em um mundo que estava acostumado somente com cervejas escuras, encorpadas e turvas. Sua popularidade disparou. Em algumas décadas ela era exportada para o mundo.

Assim que as primeiras garrafas chegaram nos Estados Unidos os cervejeiros americanos começaram a tentar reproduzir o seu estilo. O resultado destas tentativas impactaram o mercado americano e se manifestou principalmente na popularidade da sua principal imitadora: a Budweiser.

Porém nenhum “imitador” conseguiu igualar a verdadeira personalidade da original Tcheca! Brassada com uma combinação da água macia de Plzen, a cevada local, o super nativo lúpulo Saaz e as leveduras características da região, a Pilsner Urquell se encontra no grande salão da realeza das cervejas!

Você pode comprar essa cerveja nos sites:

emporiodacerveja.com.br
cervejabox.com.br

Anchor Porter

Desde os primeiros dias da era colonial, as American Porters evoluíram separadamente de suas origens britânicas e hoje estão em uma classe – ou duas ou três – próprias.

Quando os britânicos colonizaram a América eles trouxeram seus gostos e tradições cervejeiras. Mas como todas as coisas americanas, a American Porter refletia contribuições únicas que a levariam longe de suas raízes originais.

A Anchor Porter se enquadra, pela definição do BJCP, na categoria Robust Porter.

Tem uma cor preta profunda com uma espuma densa e ligeramente amarronzada. Também tem sabor de malte moderadamente forte com algumas notas de café, toffee e chocolate, amargor médio, e um final ligeiramente doce.

No geral, Anchor Porter é a epítome de uma cerveja escura artesanal com um caráter complexo. Muitas vezes descrito como a American Porter definitiva, esta cerveja rica e saborosa combina perfeitamente com frutos do mar.

Você pode comprar essa cerveja nos sites:

cervejabox.com.br
clubedomalte.com.br

E também em selecionados supermercados da rede Pão de Açúcar.

Gostaram?

Aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais, Instagram e Facebook, e inscreva-se no canal do Youtube (clicando aqui).

Assim você não perde nada do que rola no mundo gastronômico e cervejeiro.

Fique Inside e até mais 🙂

Digiqole ad

Marcelo Neves

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *