Moqueca de Frutos do Mar

 Moqueca de Frutos do Mar

Moqueca de frutos do mar do nosso intrépido repórter.

A primeira vídeo receita do canal tinha que vir do nosso intrépido repórter! E ele fez um prato típicamente brasileiro mas que levanta um enorme busílis entre 2 Estados do país! Qual o origem da verdadeira moqueca?

Os baianos afirmam que a verdadeira moqueca é a baiana, feita com azeite de dendê e leite de coco. Por outro lado, os capixabas afirmam que a moqueca é um prato tradicional do Espírito Santo.

A moqueca, segundo o mestre Luís da Câmara Cascudo, autor do livro História da Alimentação no Brasil, é um prato de origem indígena e chamava-se pokeka, que significa “fazer barulho”, uma vez que o peixe era envolto em folhas de bananeira e estalava a ser preparado.

A moqueca baiana tem forte influência africana, com o uso de leite de coco, azeite de dendê, pimentões verde, amarelo e vermelho, além da pimenta dedo de moca. Seus sabores são marcantes, como a própria Bahia!

Já a moqueca capixaba é mais delicada no seu sabor, usa-se o óleo de urucum para dar a característica cor avermelhada e o caldo de peixe temperado. Há uma frase muito comum no Espírito Santo: “se colocou leite de coco virou peixada!”

Somente uma coisa une os dois Estados e não gera discussão. Ela precisa ser servida em uma panela de barro. Esta mantém o calor por mais tempo e faz o prato chegar fumegando às mesas para satisfazer esfomeados comensais.

Mas vamos deixar esses busílis de lado! Eles não alteram a maravilha gastronômica que é essa receita. Seja ela baiana ou capixaba, a moqueca é um prato com a cara do Brasil, com pitadas indígenas e africanas, a moqueca é um retrato da culinária do nosso país.

Faça como o nosso intrépido repórter, misture o que você achar melhor das receitas e crie a sua!

Digiqole ad

Marcelo Neves

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *